instagram facebook spotify

Roteiro: 10 das melhores praias fluviais portuguesas


As melhores praias portuguesas não se encontram apenas à beira mar. Já existem mais de uma centena de praias interiores no nosso país. Elas estão em vales, no topo de montanhas, rodeadas de florestas, rochedos ou terra batida. Há cada vez mais pessoas a frequentar estas praias fluviais. O aumento da procura deve-se à tranquilidade e pacatez que estes lugares oferecem. Vamos descobrir algumas das melhores praias fluviais de Portugal? Mapa a postos e vamos a isso!

Pego Fundo – Alcoutim

Algarve não é apenas feito de praias costeiras, que no verão estão sempre cheias de gente. No interior algarvio, em Alcoutim, podes encontrar uma praia mais tranquila e igualmente refrescante: a praia fluvial de Pego Fundo, banhada pela ribeira de Cadavais, um afluente do Guadiana. Aqui vais encontrar o ambiente perfeito para um dia de descanso pleno.

Agroal – Ourém

Agroal-Ourém

Créditos: Blog Auren

Antigamente esta praia era muito procurada pelos supostos fins terapêuticos. Hoje, é um refúgio para centenas de pessoas, turistas e locais, nos dias mais quentes de verão. A água desta que é a maior nascente do rio Nabão é cristalina, mas tem fama de ser bastante fria. Se não tiveres coragem de mergulhar, a visita também vale pela paisagem verdejante.

Alamal – Gavião

praia-do alamal

Créditos: Aquapolis

Na praia fluvial da Quinta do Alamal, vais encontrar o rio Tejo numa perspetiva bem diferente daquela que vem nos postais. O cenário é deslumbrante, as águas tranquilas e limpas e a vegetação encantadora. Entre mergulhos e caminhadas podes ainda aventurar-te a praticar rappel, slide ou canoa.

Aldeia do Mato – Abrantes

aldeia-do-mato

Créditos: Aquapolis

A praia fluvial da Aldeia do Mato situa-se na Barragem de Castelo de Bode. É uma das principais atrações turísticas da região, não só pela natureza envolvente, mas pelas infra-estruturas de que beneficia. Aqui podes encontrar piscinas flutuantes, parques de merenda e campismo e ainda equipamentos para desportos náuticos.

Malhadal – Proença-a-Nova

Bem no interior do país, na Serra de Alvéolos, encontra-se a praia fluvial do Malhadal. Com um quilómetro de extensão, nesta praia podes usufruir de uma piscina flutuante, um parque de merendas e uma esplanada. Há ainda quem aprecie este local para pescar.

Loriga – Seia

Esta praia encontra-se num antigo vale glaciar, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. De águas puras e cristalinas, esta foi uma das finalistas das 7 maravilhas de Portugal na categoria de praias fluviais. É ainda considerada, há vários anos consecutivos, praia da Ouro, pela QUERCUS.

Foz d’Égua – Piodão

Inserida na beleza mística da Serra do Açor, esta praia é caracterizada pelo aspeto rural serrano, com as típicas casas de xisto e lousa. Faz-te acompanhar de uma máquina fotográfica quando visitares este lugar memorável, porque vais querer registar as paisagens magníficas que envolvem este oásis natural.

Vale do Rossim – Gouveia

vale-do-rossim

Créditos: Beira.pt

Esta é a praia fluvial mais alta do país. Não tem areia, nem relvados, Por isso vai ter de estender a toalha sobe as rochas. Mas o ambiente sossegado e a água tépida (a temperatura chega aos 22 graus), compensam a falta de algumas comodidades. Se procuras um refúgio na montanha, onde possas, de facto, descansar, esta pode ser uma excelente opção.

Aldeia Viçosa – Guarda

AldeiaViçosa_660x371_2

Créditos: Visit Portugal

Na praia fluvial Aldeia Viçosa vais encontrar um piscina de 14 metros de comprimento e 10 de largura, um escorrega aquático com cinco metros de altura, um parque de merendas e um bar. A animação aqui é garantida. Esta é uma das melhores formas de tirar partido do rio Mondego este verão.

Estorãos – Ponte de Lima

estorãos

Créditos: About Portugal

No sopé da serra de Arga localiza-se a praia fluvial do rio Estorãos. O cenário é encantador: uma ponte romana e uma antiga azenha, que serve agora de alojamento de turismo rural. Para além das águas límpidas, vais querer desfrutar do silêncio relaxante deste local.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook