instagram facebook spotify

10 produtos cuja validade ninguém conhece


Há alguns produtos nos quais estamos sempre “de olho” por causa da validade, para que não fiquem impróprios para consumo. No entanto, existem alguns produtos cujas validades também são bastante importante, mas com as quais quase ninguém se preocupa.

Anotem estes 10 objetos e as respetivas validades e aproveitem para os substituir na próxima arrumação geral:

Almofada: 2-3 anos

Tudo depende do enchimento, mas com o tempo aumenta a probabilidade das nossas almofadas se transformarem em metrópoles de ácaros. É importante notarmos também que a deformação do formato inicial pode causar desconforto e dor no pescoço.

Esponja: 2 semanas

As esponjas de banho são também um grande atrativo para os fungos. Bastam 2 semanas para se instalarem, por isso, o ideal é desinfetá-las com água a ferver, se o material for adequado.

Toalhas: 1-3 anos

As toalhas de banho devem ser trocadas com alguma regularidade. A humidade que se instala favorece o aparecimento de fungos, que muitas vezes são resistentes às lavagens.

Água oxigenada: 2 meses – 1 ano

Depois de aberta a garrafa, a água oxigenada dura cerca de 2 meses. A não ser que fique muito bem selada e não seja aberta mais vez nenhuma, pode durar até um ano. Após ultrapassar este período, torna-se uma água comum.

Pentes e escovas de cabelo: 1 ano

O cabelo transporta sempre muita sujidade, pelo que o ideal é lavar as escovas e pentes uma vez por semana, com água quente para remover também a oleosidade. Ao fim de um ano, estes objetos devem ser substituídos por um novo.

Perfumes: 1-3 anos

Os perfumes e águas de colónia, por conterem óleos essenciais, podem durar até 3 anos, se o frasco não for aberto. Depois de aberto e utilizado com regularidade, duram até 2 anos.

Soutien: 1-2 anos

Depende muito da qualidade do tecido, mas assim que começa a perder elasticidade, devemos deixar de usar. A referência de durabilidade é entre 1 a 2 anos.

Ténis de corrida: 1 ano

1 ano ou 500 km, são a referência para a validade das sapatilhas de corrida. Após este marco, começam a ganhar deformações na sola, a perder a capacidade de amortecimento e podem favorecer problemas nas articulações.

Temperos: 1-3 anos

Na cozinha, não devemos dar só atenção aos produtos tradicionalmente perecíveis. Os temperos, que por norma duram muito tempo, também têm validade. O sabor e o aroma começam a desaparecer ou a alterar ao fim de um ano. Os temperos moídos são os mais delicados e devem ser consumidos até 6 meses depois de abertos.

Produtos de limpeza: 3 meses

Cada um tem a sua data de validade, mas os 3 meses são a referência a anotar para os produtos de limpeza. Após este marco, perdem eficiência.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook