instagram facebook spotify

Cuida do teu coração


Maio é conhecido por ser o mês do coração. Por isso não podíamos deixar de falar neste tema tão importante: a saúde do nosso pequeno e poderoso motor.
A maioria dos casos de doenças cardíacas têm precedentes familiares, ou seja, existe já uma predisposição genética para o seu desenvolvimento.

No entanto, a prevenção é essencial e alcançável por todos, desde que se adote um estilo de vida saudável. Deixamos algumas dicas para a melhor manutenção da saúde do nosso coração, que apesar de serem conhecidas, nunca é demais relembrar:

Gerir o stress

Este é um dos grandes inimigos do coração nos dias que correm: o stress. As hormonas do stress estão intimamente relacionadas com o funcionamento do coração e com os níveis de concentração do colesterol sanguíneo, podendo provocar arritmias cardíacas e outros problemas como a hipertensão arterial. É por isso, fundamental gerir estas hormonas, através do controlo da ansiedade. Truques?

  • Todos os dias faz alguma coisa que te dê prazer. Reserva 15 minutos e não permitas que nada te interrompa. Pode ser ler um livro, ouvir música ou ver o mar;
  • Procura ganhar consciência da respiração em vários momentos do dia. Respira e inspira lentamente. A sensação de relaxamento é quase instantânea;
  • Numa análise mais profunda: separa os problemas que podes resolver daqueles que não dependem de ti de forma alguma; define prioridades no início de cada dia, ou de cada manhã e tarde. Apenas estes dois exercícios vão ajudar-te a teres mais controlo sobre a ansiedade.

Mexer mais o corpinho

O exercício físico, para além de também ajudar a diminuir o stress do dia a dia, favorece o bom funcionamento do coração. A prática regular de exercício físico permite a redução da tensão arterial e do colesterol, melhora a capacidade de absorção de oxigénio, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios. Define pelo menos três dias por semana para a prática dedicada de um desporto.

Comer melhor

A fórmula já é conhecida: poucas gorduras, muitas verduras, pouco álcool, muita água. Os melhores alimentos para o coração são: o azeite virgem extra, a linhaça, o alho, o morango e a laranja, os peixes gordos, ricos em ómega 3 e… O chocolate preto. Apesar de bastante calórico, recomenda-se a ingestão de um quadradinho de chocolate preto por dia. Good news!

Visitar a balança com regularidade

Se já praticas os últimos dois passos, não terás grandes surpresas, no entanto deves sempre fazer uma visitinha regular à balança. Os últimos três fatores estão diretamente ligados ao controlo de peso e, por isso, à saúde do coração. Mais tendo o teu peso de baixo de olho, para garantires que estás no bom caminho.

Estes são os quatro passos essenciais para a manutenção da saúde do nosso coração. À parte disto, procura ser feliz, dar uma gargalhada todos os dias, rodear-te de pessoas positivas e passear ao ar livre! A tua qualidade de vida vai melhorar significativamente!

Tweet about this on TwitterShare on Facebook