instagram facebook spotify

A inspiradora história da médica que se transformou em escritora.


Era uma vez uma médica que se transformou em escritora e viveu feliz para sempre! Este bem poderia ser o resumo da história de Manuela Mota Ribeiro.

Nascida no Porto, desde muito cedo Manuela começou a sentir a necessidade de ajudar pessoas. Desta vontade, surgiu a vocação para a medicina e para a especialidade de Medicina Física e de Reabilitação.

O momento de viragem na sua vida aconteceria a 1 de junho de 2006, quando, a pedido das filhas, inventou uma história sobre o Dia Mundial da Criança. Já era habitual a leitura em família antes de dormir, mas, naquela noite tão especial, a sua criatividade foi posta à prova. O resultado foi positivo, uma vez que Manuela teve de repetir o mesmo conto ao longo das semanas seguintes!

Manuela Mota Ribeiro JNnov2012_Fotor

A sua paixão pela Língua Portuguesa foi reativada e a crescente necessidade de mudança encontrou uma resposta e o derradeiro estímulo. Desde adolescente, Manuela já dizia que “um dia” iria escrever um livro e foi esta história que a fez decidir que esse dia havia chegado, surgindo, assim, o primeiro de muitos livros infantis, o “Jardim do Arco-Íris”. Esta obra, segundo a psicóloga e irmã da autora, Luísa Ribeiro, “fala sobre a importância de não desistirmos, mesmo quando o cenário se revela negativo.”

Após lançado o primeiro livro, com grande apoio da família (Susana Ribeiro, a irmã do meio, é ilustradora e Sofia Ribeiro, a irmã mais nova, compositora da música que acompanha a história), Manuela Mota Ribeiro rapidamente percebe que era mesmo aquilo o que pretendia fazer e, desta forma, surge um projeto editorial único e inovador que, a partir dos conhecimentos adquiridos na medicina, materializa palavras que pretendem entreter, educar e, sempre que possível, curar.

ManuelaMotaRibeiroFB_Fotor

Desde 2006, já foram lançados 12 livros e um cd, sempre a abordar temas tão diversos e importantes como: bullying, autoestima, segurança rodoviária, boa alimentação, hábitos de higiene oral, entre muitos outros. Dois dos seus livros estão recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde.

A forma como os seus livros são acolhidos, não apenas pelas crianças, como pelas famílias e escolas, é o grande incentivo que a escritora encontra para continuar a escrever, a pesquisar e a encontrar temas atuais e importantes para a sociedade.

Livros-Manuela-Mota-Ribeiro

 Alguns dos livros de Manuela Mota Ribeiro

 

Sobre o facto de ter deixado a medicina, a melhor definição vem das palavras da própria Manuela: “não há nada que me deixe mais feliz do que saber que posso fazer a diferença nas vidas das pessoas, das crianças e das famílias. Eu acredito, de facto, no poder desta mudança (de médica para escritora) no sentido em que a minha vida, atualmente, é a MINHA VIDA. Este é o MEU caminho. E agora eu posso crescer, evoluir, continuar a mudar sempre no sentido de alcançar o bem-estar e a felicidade, que eu penso que é o objetivo de todas as pessoas, de todos os seres humanos: é serem felizes!”


Descobre mais sobre Manuela Mota Ribeiro e os seus livros: www.jardimdashistorias.com

Tweet about this on TwitterShare on Facebook